terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Esclarecendo!

- Vô, o senhor já ficou enfezado?
- O quê meu filho?
- Enfezado?
- Enfezado... Enfezado? – Repetiu o avô.
- É vô... Minha mãe falou que papai tava enfezado.
- Você aprontou alguma Pedrinho?
- Eu não vô. – Respondeu nervoso o pequeno Pedrinho, de oito anos.
- Mas seu pai... Por que estaria enfezado?
- Ela falou que ele tava passando mal.
- Ele tava bravo?
- Não! Ela ficou porque ele tava enfezado.
- E ele enfezou por quê?
- Eu não sei, mas a mãe tava nervosa. Mas você já ficou
Enfesado? - Insistiu o menino.
- Enfesado? Eu?... Olha, na minha idade, tem dias que sim,
e tem dias que não...
- O quê vô, como assim?
- Deixa isso pra lá... – E foi rindo, com o neto, tomar um sorvete.

3 comentários:

Simone (Totalmente Exagerada!) disse...

Tá todo poeta, hein Rafa?!

Sabia que um dos significados da palavra enfezado é cheio de fezes?

Será que esse velho tem intestino preso? Hahahaha.

Beijos.

Li todos os textos novos, viu?

Andre Mansim disse...

Acho que os avós nunca se enfezam com os netos!

Polyana Oliveira disse...

Os dicionários trazem muitos significados para a palavra enfezado! Historicamente o termo surgiu duranto o Brasil colonial, pois com a falta de saneamento básico alguns escravos eram obrigados a se desfazer dos dejetos humanos dos seus senhores. Então eles carregavam as fezes em baldes que eram levados na cabeça. No decorrer do percurso as fezes derramavam nos escravos e estes ficavam enfezados! O dicionário diz que o termo refere-se a pessoas enraivadas, o que tem tudo a ver com o termo colonial! rs

Valeu pela visita no meu blog!
Também gostei da sua iniciativa! Já estou seguindo!

Beijos! Polyana!